segunda-feira, novembro 14, 2005

Poesia Japonesa da segunda metade do sec. XVII

Eu tenho em minha casa um livro que se chama "Rosa do Mundo". Este livro contém poesia de todo o mundo, de varias épocas históricas. A poesia em que me vou focar é a poesia japonesa, mais precisamente, um poema do século XVII. O poema é o seguinte:

"O velho charco...
som da água
onde a rã mergulha."

Pronto... [Eu queria fazer a interpretação disto... mas honestamente eu não sei por onde começar (se é que se consegue), mas vou tentar]. Para mim o que este poema traduz é mais a ideia de visão que se obtém. Quero dizer que o principal objectivo [na minha óptica(que lá para os lados do Porto embora eu não devesse estar a fazer publicidade á Óptica do Bolhão. mas pronto...] do poema é criar na mente do leitor uma imagem. Esta imagem relativa a uma paisagem, que no caso deste poema será: uma pequena rã a saltar para um riacho.[eu sei que não adiantei muito mais]. A partir daqui poderá criar-se toda uma ideia [estereotipada ou não] de uma rã [vermelha, verde, ou de outra cor (embora eu ache difícil existirem rãs de outra cor)] a saltar para um pequeno ribeiro [ou riacho, ou fio de água, ou rio, etc...], que corre [depressa, ou devagar] e que tem um fundo [verde, amarelo, vermelho, etc...] visível [ou não].
Ora bem. Eu quero dizer [com todo este paleio] que os japoneses, em vez de atribuírem uma ideia muito fixa como poetas ocidentais [nomeadamente Fernando Pessoa], estes poetas deixam uma base ideológica para se criar toda uma ideia através disso. [pelo menos no século XVII e inícios do século XVIII]

Espero que gostem [tal como eu] deste tipo de poesia, e me esperem num próximo post...

8 comentários:

Anónimo disse...

Oh miguel...Poesia japonesa ta ao rubro...Mas eu tenho a certeza k se pusessemos a profe d port a analisar ixo..ela ia dixer coisas k ng ve...k o xarco era mt kentinho e por ixo a razinha gostava d ,ergulhar pk era kentinho e dps ainda vai dixer k o xarco transmitia musica pk é o som da agua..e coisas axim...Eu amo poesia japonesa, sou loucaaa, axim tolaaa...

Eu sei k n tem nd haver, mas orbigada por me aturares hj =)

Beijo *

Anónimo disse...

No fundo, o charco, representa o seu ambiente natural ou ecossistema natural,os japoneses acreditam que o mar é o criador de toda a vida e como tu sabes os primeiros seres vivos terrestres foram seres anfibios,isto representa um fluxo de vida,uma evolução, o que é natural para o homem o seu ecossistema que dele dependemos, tal como a rã.

Isto é apenas um argumento prufundamente abstracto

Anónimo disse...

Estas análises são demasiado profundas para a minha mente simples.
Eu cá sou mais sonetos de Camões...

Anónimo disse...

heyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy migman mr. kimex vampwolf td bem?? o teu blog ta altamente, ja agora tentei telefonarte no fim de semana. lol . gd abraço

Anónimo disse...

eu acho que se tu mostrasses este poema à professora de portugues ela dar-te-ia milhentas perspectivas ligadas a este poema... pra começar acho que ela dir-te ia que a rã seria um dos signos do horóscopo japones medieval (lol, se é que há) e portanto era um animal muito priveligiado... depois dir-te-ia que o charco(a água) era uma fonte de vida, como ja foi dito aí acima e que a rãzinha estava a saltar pra dentro dele pra ver se bebia do elixir da vida... e que o som da rã a chapinhar no charco era muito suave e etc... até era capaz de te dizer o plano mítico do poema, a visao de Ferdinand Personne etc... lol kiss... ah, amanha ja vais tirar 20 a matematika :P

Anónimo disse...

sukoooi!!! poesia japonesa! por acaso nunca li, mas um dia destes ei de me debruçar sobre tal assunto! =D gostei da tua interpretaçao. Básica mas bonita ^____^ aposto k as storas todas de portugues passariam uma tarde inteira so pa descobrir o ke ker dizer o poema XDDD LOLOLOL "é ate ao caroço meu filho!" LOLOL
bem, stay cool e ve se mandas mais umas coisitas bonitas ca pa genti ler!!! =333 jitos!********

Anónimo disse...

Eu atrever-me-ia a dizer que o gaijinho japona tava à frente de um charco, e assim só por acaso tava virado para as letras e apeteceu lhe escrever alguma coisa porque o fazia sentir bem. Não estraguem o momento ao coitado do senhor!
Fica bem! ;)

Anónimo disse...

Ou da senhora!!