sábado, janeiro 07, 2006

Física e Insanidade

__________________________________
Ora bem... Outro dia estava a falar de mim para mim e estava
a pensar porque razão toda a gente que tem um curso relacionado minimamente com Física tem a mania de vez em quando ter flashes de LOUCURA. Não me refiro a espasmos nervosos, nem a nada relacionado ou parecido com Epilepsia.

Refiro-me exactamente a coisas do género:
- Ter uma capacidade incrível para se abstrair de tudo o que o rodeia, quase perto de autismo;
- Nunca ter penteados aceites pela sociedade de "não-físicos";
- O convívio com a comunidade "não-cientista" deixa-os transtornados...

Passo a explicar os motivos desta Loucura, neste momento em que, como sou estudante de física, estou exactamente no meio deste caso de Insanidade.
O estudo da Física é, no geral, a compreensão de todo o ambiente que nos rodeia. Todas, ou quase todas, as forças que existem e que são aplicadas nos variados momentos do tempo universal são estudadas e compreendidas até à exaustão... ...do cientista.

A minha opinião é bastante simples. Este estudo intenso de tudo o que rodeia o cientista, e em primeiro lugar ser humano, pois isso é o mais importante antes de se ser outra coisa qualquer, leva-o e ter uma percepção do mundo quase totalmente, ou mesmo totalmente, diferente do da comunidade "não-físicos". Devido a esta razão o físico estudioso tem certos momentos em que se abstrai para poder observar o mundo que o rodeia. Um estado quase de meditação.

Tomemos o exemplo de Albert Einstein. Era um génio sem dúvida alguma. Revolucionou a Física e até mesmo toda a ciência de época dele. Ele com cerca de 14 anos perguntava "o que iria ver se a minha velocidade igualasse a da luz". Algo resultante de momentos como os de meditação. Tinha um penteado que revolucionou os cabeleireiros do futuro. Foi casado duas vezes e era extremamente arrogante, embora tivesse razões para tal, resultado do convívio em sociedade.

Também tenho pessoas que conheço e com que falei que também apresentam estes "sintomas", nomeadamente o meu professor do 9º ano, professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e também a minha actual professora de física.

Enquanto me aguento nesta corda bamba posso ir falando convosco de uma forma relativamente sã. Até lá.
Tenho dito...

2 comentários:

Anónimo disse...

meuuuuuuuuuu ... altas reflexoes!! achu k tens geito é pa literatura.. n pa fisicaa, aserio!! =P na brinca... =)
ss us teus stores vêm isso k escreves.t é k t vao ensinar a fisica quantica :D hehehe rapaz ... continua.. vais num bom kaminho ;) abrçç

Anónimo disse...

realmente, apos um momento de grande meditação, cheguei à conclusão que ate tens um cabelo parecido com o do einstein... todo despenteado mas mais tipo tigela.. epa... lol eu ate acho que o einstein tinha cara d velhinho simpatico, sempre achei que ele era meu avô... hahaha piada x) lol