terça-feira, fevereiro 07, 2006

Pós-graduações

Ora como vêem o meu último post foi exactamente há um mês atrás. Eu não fiz de propósito, longe disso, apenas tenho muito mais para fazer do que vir aqui escrever neste blog. Não é que eu considere isto pouco importante, é apenas por ter mesmo de estudar para ver se levo a minha vida adiante para a frente, com pleonasmos e tudo. A sério desculpem não ter postado com uma regularidade maior mas quero mesmo ver se me meto naquele bicho a que dão o nome de faculdade... O problema maior nem sequer é ENTRAR lá. O pior é mesmo SAIR de lá com uma graduação suficientemente boa, o que é complicado.

Quando digo complicado refiro-me mesmo aos tipos de graduações que existem.
São elas:
-Bacharelato;
-Licenciatura;
-Mestrado;
-Doutoramento;
sendo estas as mais importantes, pois devem existir mais mas eu não estou a par delas, se tais coisas existirem.

Hoje em dia toda a gente faz Mestrados para ir para aqui e para acolá porque são precisos requisitos que ultrapassem todos os outros candidatos. Típico. Ou seja, daqui a uns anos vamos acabar por ter de criar graduações superiores a Doutoramento. Já não iremos tratar as pessoas por Doutor, mas por outra coisa qualquer.

Vendo bem são 4 anos para o curso e mais 3 (acho eu corrijam-me se estiver errado) para tirar um doutoramento, logo são 7 anos depois do 12º ano de escolaridade. Ou seja, quem sair do secundário com 18 anos acaba o curso com 25. E ainda dizem que a nossa geração está a entrar cada vez mais tarde para o mundo de trabalho. Pois então com todas estas coisas queriam o quê?

Pronto(s) lá vamos nós ter de ficar alguns anos mais a fazer não sei o quê, para que nessa altura possamos entrar para um posto de trabalho. Admitindo que haverá postos de trabalho suficientes, porque pelo que se vê hoje em dia... bem... é melhor nem falar.

E com isto,
Tenho dito...

8 comentários:

Anónimo disse...

Miguel, Miguel... tu pensas que é fácil??Já lá estives-te e já sabs como aquilo funciona.
Todos nós que também lá estivemos temos o mesmo sonho que é sair de lá com altas notas.Mas vê lá se entras e preparas a minha recepção para um ano depois. :P

Cumps a um dos melhores dos melhores XD

Vasco Lima (univ jr.)

Anónimo disse...

Ora bem Miguel... que tu vais entrar isso não temos dúvidas, que tu vais sair de lá com mais uns anos do que com os que entraste, também não há dúvidas, agora a grande questão é: será que vais sair de lá e vais entrar no mundo do trabalho com a preparação suficiente para seres um bom profissional? Ora bem, se bem te conheço e se bem conheço os teus queridos pais, ai vais sair de lá bem preparado vais, porque vais estudar qualquer coisinha, coisa que grande parte do pessoal que está no ensino superior não faz; e tenho também a certeza que vais entrar logo no mercado de trabalho, pois um jovem com as tuas qualidades é uma preciosidade hoje em dia (isto sem estar a "passar qualquer tipo de graxa"). Agora acho que, para já, tens que te preocupar com os exames do 12º ano e já é meio caminho andado... e dá-te como feliz que aqui o teu amigo ainda não sabe como é que vão ser os exames de 11º ano dele, graças a uma senhora muito prezada, á qual se deve fazer reverência, a senhora doutora ministra da educação, ou o diabo que a carregue, com todo o respeito, que não nutro por ela. Enfim, à parte este tipo de atritos desejo-te boa sorte para o teu futuro Miguelão (são para aí un 187 cm de gajo, atenção)
abraços

Anónimo disse...

oh filho e tu ainda por cima tás em fisica/quimica... :p

Anónimo disse...

O Doutoramente é mesmo o ultimo titulo academico que te pode valer a nivel profisional. Acima disso tens Professor Catedrático, e ainda acima Prf. Catedrático Jubilado, sendo que para atingires o "nirvana" tens de ser recomendado por não sei quem da ordem não sei do quê. De qualquer das forma continuas um Prf. Doutor, mesmo sendo Catedrático, sendo (infelizmente) o titulo o que te define profissionalmente. Quanto ao mestrado e doutoramente, precisas de 14 para te candidatares a mestrado, 16 para passares directamente para Doutoramento. Podes fazer um Doutoramente tendo um mestrado feito e menos de 16 de média de qualquer das formas. Ambos têm uma duração de 2 anos e o que os distingue é o ambito da dissertação. O Mestrado é um trabalho de pesquisa enquanto o Doutoramente trata investigação e apresentação de algo novo.

Hope it hell'ps!

Best regards

Anónimo disse...

Tanta coisa e esqueci-me de referir que o titulo de Professor Catedratico e Prf. Cat. Jub. só contam para efeitos académicos como por exemplo a regência de uma cadeira numa Faculdade ou assim.

Over

Anónimo disse...

ahhh, yup a bida ta dificil. Inda bem k nos artistas temos a tarefa ,comeci começá, mais pó simplezito, falo por mim pk n ha mta gente k goste de fazer o ke eu faço e n preciso d nenhum doutoramento pa isso (aie senhore, graças a Deus!), so mm o cursinho e dps + um anito pa especializaçao ^__________^ (animaçao olé olé! XD LOLOLOL)
Mas ja agr, o minino ta a pensar tornar s o ke? medico? um Ex. Sr. Doutor? Veterinario pa dar d comer aos leozinhos esfomeados? um cientista caraiizy genero o nosso kerido einstein? LOLOLOLOL paxii, o ke tu mais tens é opçoes!!!

Fica bem Sr. Doutor Mig-chan!!! ^________^ ************

airesff disse...

Toda a gente faz mestrados? Olha que não é bem assim. Na maior parte dos casos nem faz sentido. Deve-se partir logo para o doutoramento.

Abraço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.