quinta-feira, dezembro 15, 2005

Tempo e Informação [e outras coisas de mim]


Hoje vim para aqui para vos falar de algo que estou farto, e de outra coisa.

Quero dizer que estou farto de expor cultura e de pura e simplesmente não apresentar pensamentos meus. Estou farto de não ter nada 100% meu aqui, isto é, postado neste blog.

Estive a pensar [não queimei nada por isso deixem-se de gracinhas] e cheguei à "brilhante" conclusão de achar que vivo rápido demais. Quando chego a casa, como hoje, e decido ver o meu mail na Internet, verificar o meu blog, ver as ultimas notícias no site não oficial de fãs do Harry Potter [sim... sou fanático e não podem fazer nada por isso], verificar os últimos torrents no site do BTuga, uma ou outra pesquisazinha, vejo que pura e simplesmente o tempo goza connosco.

Fiz tudo isto, hoje e noutros dias, e demorei apenas 5 míseros, curtos, extremamente rápidos e puramente fúteis minutos.
Alguém me explica como isto é possível??? Não??? Eu posso tentar...

Vamos ver: temos net de 16 megabytes no máximo. 16 megabytes??? Isso quase que nos da para abrir as páginas da net só de OLHARMOS para os links no monitor. Depois temos toda a informação reduzidinha ao essencial [ou aquilo que se acha que é essencial]. Outra coisa são os mails. Quase todos os que recebemos são spam, ou estúpidos, ou pura e simplesmente desinteressantes, dando-nos momentos de riso muito curtos.

Eu começo a ver o mundo a girar à minha volta. E não é a velocidade constante. É a um ritmo, melhor, um movimento perfeitamente acelerado. Irrita-me. Há uns anos atrás, há uns séculos, não tínhamos um ritmo tão frenético de informação. As cartas demoravam semanas, às vezes meses até. Hoje em dia para obtermos informação de um sítio, ou site qualquer temos de procurar intensivamente, ou mesmo pagar para obter essa informação, enquanto que toda a outra [informação] que é puramente fútil, gira em torno de nós.

Irrita-me mesmo muito ter de correr para ter conhecimento do que me rodeia.
................................
Embora seja graças a esta rapidez de transmissão de informação que temos evoluído com uma variação exponencial [extremamente acelerada tal como a informação] nos últimos 100 anos.
O que me leva a uma questão:
- Será a evolução dependente da rapidez com que nós falamos uns com os outros? -

.........Irritante.........

Tenho dito... [e desculpem ter demorado tanto tempo a postar de novo]

Actualização: Demorei um bocado a por as normais imagens que aparecem regularmente no blog. Desculpem a demora. Tenho dito...

7 comentários:

Anónimo disse...

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Até que em fim um post verdadeiramente pertinente...
Tenho que confessar que até ao 3º parágrafo me tinhas dado a ideia de que tinhas demorado montes de tempo a fazer tudo isso... qual não foi o meu espanto quando vi que fizeste isso em apenas 5 minutos! Bravo! Num ponto tenho uma opinião diferente da tua: quando ligo a internet, entro no messenger, vejo quem está online ou não, verifico os mails, vejo uns fotologzinhos que foram actualizados no decorrer do dia, entre outras coisas e quando dou por ela já tou à frente do computador há mais de uma hora...! E não, eu não sou nenhuma lesma, apenas acho que toda esta informação por vezes ilude-nos, ao ponto de até podermos ficar em frente do computador, apenas vendo quem entra ou sai do messenger ao mesmo tempo que não faço nada! Isso acontece-me montes de vezes e quando dou por mim, quando volto á realidade pergunto-me: "mas o que é que tu tas a fazer, ó sua parva?!"... a serio, não percebo mesmo...
Mudando de assunto, concordo plenamente contigo, à medida que a rapidez de transmissão de informaçao aumenta, aumenta a variedade da informação, mas isso não é sinónimo de aumento de qualidade desta! Creio que isso se torna numa espécie de barreira, que nos indica que o nosso papel é ultra-fundamental quando se trata de conhecermos o mundo "via internet"... Temos de conseguir filtrar a informação pertinente, que realmente nos interessa da informação supérflua... Temos de tentar seleccionar fontes fidedignas das não fidedignas... Acho que temos de ter controlo sobre nós próprios e assumir o "papel activo" que temos no conhecimento, não nos podemos limitar a assimilar e digerir toda a informação que nos é fornecida, até porque um dia certamente teremos uma congestão... ;)
Acho que já fico por aqui, até porque acho que consegui passar a mensagem... vá, beijo! e congrats pelo post ;)

Anónimo disse...

Devo confessar que achei o teu post bastante "original"...Mas sou da mesma opiniao da Jackie, qd chego a casa( e tenho tempo, nao e verdade...sim!!..pk tempo na vida de um estudo é coisa que FALTA minha gente!!mas enfim...)ligo o pczinho, ligo o "émésséne", vejo os mails, reencaminho uns "engraçosos" e "piadeticos", vejo qem ta no "émésséne", respondo a uns "ola tas boa?", "Como vai a vidinha?" e ponho-me na alheta(passo a expressão)...É claro que a minha vida no pc nao se limita a ver mails e a ver quem ta no messenger! Tenho uma ganda panca pelo Tim Burton e pelo Estranho Mundo de Jack(um filmezinho bem fofo) e ando sempre a procura de novos sites(apesar de todos dizerem o mesmo, porque o filme é de 93)..
Em relaçao a informaçao....cada vez ha mais e enjoa muita dela..enfim..
Bjo********

Anónimo disse...

Bom, vou ser rápido, sempre gostei do teu Swatch, mas acho que vais ter que mandar mudar a pilha...
Agora a sério, acho que está bem escrito, e concordo quer com o teu post, quer o comment anterior, apesar de divergirem nalguns parâmetros, mas ambos pertinentes.
Continua assim jovem...
Grande abraço

Anónimo disse...

pahhh... curti o post! realment uma pessoa hoje em dia perde muito tempo à frent do computador..o pior é k tda a gent o reconhece ... mas a net é algo vasto e cativante! =S por exmplo.. eu n passo um dia sem cá vir.. habitualment ligo o msn, vejo os mails ( mas nunca respondo =P ), vou tb ao btuga ver os novos torrents e, às vezes, ao hi5, ja pa n falar em comentar os blogs ou fotologs...! afinal.. tu tb tas a contribuir pa eu tar aki kolado! x)... por aiii..
bm, n tnho mt geito pa escrita sinserament! continua assim ;)
abrçççç

Anónimo disse...

Olha sabes miguel, gostei dest post, pk tens toda a razão no k escreves e realment pusest m a pensar o k é sempre bastante fixe...surpreendest m=)!POis toda a nossa vida passa realmente a correr...mas realment tal como a jackie kando dissest akilo dos mails e o tempo k abrias a net...axava k ias dizer k o tempo passava a correr pk kando davas por ela já tinhas perdido 2 horas do teu maravilhoso dia sem fazer absolutament nada k contribuísse para o melhorament do teu dia mas afinal é ao contrário apenas 5 min, 5 míseros min como tu dizes k é realment surpreendent!as informações são cada vez mais rapidas a chegar tal como dizes e nós evoluimos ao msm tempo da mensagem...bem parabens!

Anónimo disse...

Gostei Miguel :)
Concordo com a jackie, acontece-me exactamente ixo...Entro n msn, pa ver kem ta online,falo com kem me interexa, vejo uns mailzitos, actualizo o fotolog e outras coisitas...e paxam-se 10 min nem ixo...E tudo graças a rapidex da noxa amiga internet ahaha...É a tecnologia acelerada :D

Anónimo disse...

Concordo com o Joao. Em vez de te enviar para o sec XVI enviava para o XVIII, sempre ficavas mais iluminado.......